Coordenador : Mitsi Pinheiro de Lacerda Leite Benedito
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 394753.2206.57936.09052023
Unidade/Órgão Adm.: -
Departamento/Setor: PCH
Área Temática : Educação
Tipo: Cursos
Publico Alvo : Estudantes do Campus da UFF/Pádua e Profissionais da Educação Básica de escolas públicas da microrregião de Santo Antônio de Pádua/RJ.
Objetivo
O projeto tem por objetivo desenvolver estudos acerca de algumas áreas de interesse de Henri Lefebvre, a saber: o cotidiano; os espaços urbano e rural; a modernidade; a produção do espaço; a sociedade burocrática de consumo dirigido. Junto a isso, ainda está previsto o estudo do método lefebvriano, conhecido como método regressivo progressivo.
Resumo
O projeto de extensão, na modalidade de Seminário, se constitui enquanto breve aproximação aos escritos de Henri Lefebvre que, em suas críticas à especialização do conhecimento e às ciências parcelares, trouxe em mais de setenta livros publicados, temáticas que renitentemente se deslocavam de um livro a outro. Aparentemente, o que seria a reprodução dos mesmos temas em livros diferentes, faz funcionar nos leitores e leitoras o pensamento dialético de Lefebvre. Daí a grande armadilha do autor: não é possível se especializar em Lefebvre, mesmo que se leia toda a sua obra, uma vez que os temas abordados aparecem e reaparecem como outros. Em seus textos não encontramos modelos teóricos, conceitos e nem contornos fixos, uma vez que ele deambula pela crítica da modernidade e da alienação, pelo retorno à dialética, pela relação entre o espaço mental (o que é percebido e vivido) e o espaço social (o que é planificado) e por tantos outros temas os quais, mergulhados em poesia e literatura, ocorrem na vida cotidiana. Para Lefebvre, é na vida cotidiana que tantos temas aparentemente dispersos se formulam, quando observada a produção da existência social. O título do seminário – Bom dia, Mr. Bloom – faz alusão ao personagem de James Joyce em seu Ulysses, o qual provocou o pensamento de Lefebvre, adentrando sua obra. Mr. Bloom é aquele que caminha pela vida cotidiana durante um único dia; uma cotidianidade aparentemente banal e repetitiva, na qual ele supera obstáculos e contradições que ali fervilham.